SINERGIA 4 LADRÕES (FOUR THIEVES)
- Anderson Antonio Barros e Silva
- 12 de jan. de 2022
- 3 min de leitura

O BLEND QUATRO LADRÕES da Laszlo foi desenvolvido com óleos essenciais de destacadas propriedades antissépticas e purificadoras, inspirada nos efeitos medicinais e espirituais do famoso “vinagre dos quatro ladrões”.
Composição: Óleo essencial de Louro folhas (Laurus nobilis) Óleo essencial de Canela-da-china cascas (Cinnamomum cassia) Óleo essencial de Bergamota GT Itália (Citrus bergamia) Óleo essencial de Cravo-da-índia folhas (Syzygium aromaticum) Óleo essencial de Tea tree (Melaleuca alternifolia)
Lenda do Vinagre dos Quatro Ladrões

Também conhecido como “vinagre de Marselha“, tornou-se famoso como protetor contra doenças e bruxarias. Este preparado é feito à base de ervas e especiarias curtidas no vinagre. A sua receita varia muito assim como os pormenores da lenda. Mas, uma coisa é certa, já foi comprovado que os ingredientes têm propriedades antibacterianas e antissépticas. Inclusivamente serve de repelente contra insetos (a peste bubónica, bem como a febre tifoide transmitem-se através de insetos).

Reza a lenda que a cidade de Marselha, em meados do séc. XVII, foi bastante atingida pela peste negra. As casas atingidas eram marcadas com cruzes vermelhas, os infelizes que apresentavam sintomas da peste eram obrigados a usar um sino ao pescoço. Desta forma anunciavam a sua presença dando tempo às restantes pessoas para se afastarem, imediatamente, de forma a não serem contagiadas.
A população encontrava-se em pânico pois achavam que a peste era um castigo dos deuses pelos pecados do Homem ou que então só poderia tratar-se de bruxaria ou obra do diabo. Até a criminalidade diminuía dado o medo e o horror de ser contagiado. Mas havia um grupo de quatro ladrões que tinha a coragem de invadir as casas das pessoas contaminadas para roubar tudo o que encontrassem. Ninguém conseguia explicar como estes se mantinham imunes à doença e sem qualquer receio.
Quando estes foram finalmente capturados, sob tortura ou a promessa de pena atenuada, estes acabaram por revelar que possuíam a receita de uma poção mágica.
Revelaram que encontraram, numa biblioteca antiga, a receita de vinagre com ervas e que este garantia proteção contra qualquer mal.
A receita acabou por ser divulgada à população par se poderem proteger da epidemia que se alastrava cada vez mais.
Assim, a receita, ficou conhecida como o “Vinagre dos Quatro Ladrões“.
Este vinagre continuou, até hoje, a ser utilizado contra males físicos e espirituais, bem como para afastar negatividades, maldições, azares e invejas. E derivadas às suas propriedades desinfetantes é também usado na limpeza de casa.
Para quem acredite que este tem o poder protetor contra bruxarias e limpeza do corpo energético, poderá colocar uma colher de sopa de sal grosso em 2 colheres de sopa deste vinagre e por fim salpicar as entradas de sua casa para a proteger contra visitantes indesejados ou intrusos.
Receita do Vinagre dos Quatro Ladrões:
Ingredientes
1 Litro vinagre de vinho destilado
7,5g de cânfora dissolvida em aguardente
30g de flores de salva (secas)
30g de alecrim (seco)
22g de arruda fresca
15g de flores de alfazema (secas)
1,8g de alho picado
0,5g de cravos moídos
Misture bem todos os ingredientes (maceração) e somente no final acrescente o vinagre. Deixe a mistura em repouso durante 1 semana (agite-a ocasionalmente). Por fim coe a mistura e guarde-a num frasco de vidro, opaco, previamente esterilizado num local fresco e escuro.
Contra-Indicações: este preparado é somente para uso externo.
A receita supra citada foi retirada do livro The British Flora Medica, de Benjamin H. Barton e Thomas Castle de 1838.Aqui a receita, traduzida e adaptada para o sistema métrico nacional, mas se você tiver intimidade com onças e dracmas, pode seguir a receita original.
Comments