O Bodhisattva Avalokitesvara (Avalokiteshvara)
- Anderson Antonio Barros e Silva
- 10 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

Avalokiteshvara (ou Avalokitesvara) é umBodhisattva, que representa a compaixão, e seu mantra também simboliza essa qualidade. Avalokiteshvara significa "O Senhor, que olha para baixo (em compaixão)".
Avalokiteshvara forma uma trindade de proteção junto com Manjushri e Vajrapani .
Ele é o protetor da família Lotus de divindades, que também inclui Amitabha e Tara .
No Tibete, Avalokitesvara é conhecido como Chenrezig, e o Dalai Lama é considerado uma emanação deste Bodhisattva.
No extremo oriente, Avalokiteshvara virou o Bodhisattva fêmea, Kuan Yin (chinesa) ou Kannon (japonês).Avalokitesvara também é popularmente conhecido como Padmapani, ou "Titular da Lotus."
Aos olhos ocidentais, a representação de Avalokiteshvara como tendo quatro braços pode parecer bizarro ou estranho. A primeira vez que eu vi uma foto deste Bodhisattva eu repeli aquela forma, e não podia deixar de pensar sobre como todos os braços se juntaram ao corpo!
Mais tarde entendi que isto é simplesmente uma convenção iconográfica, e que também temos em uma importante forma de arte ocidental, a história em quadrinhos. Como é que um artista de quadrinhos mostram que um personagem está funcionando? Muitas vezes isso é feito com linhas de movimento por trás de uma figura para mostrar o movimento, ou mostrando várias versões da mesma imagem, como uma fotografia estroboscópica.
Da mesma forma, os artistas orientais, tentando descrever as atividades compassivas múltiplas de Avalokiteshvara, optou por mostrá-lo como tendo quatro braços. A Compaixão e sabedoria de Avalokiteshvara tem muitas dimensões a serem representadas por uma figura humana convencional, e assim cada braço representa um aspecto diferente da sua natureza compassiva.
O par central de mãos aperta o mani, ou jóia, o coração de Avalokiteshvara em atitude de oração. A jóia representa a compaixão, que é o seu atributo princípal. A jóia é realização de seu coração, porque a compaixão é a essência de Avalokiteshvara.

Om Mani Padme pingente proteção hum.
Valokitesvara Mantra
Os braços exteriores realizam uma mala (rosário) e uma flor de lótus, formando um presente ao mundo. Estas são as ofertas da Avalokiteshvara para o mundo - sua atividade compassiva que se estende para o mundo. O lótus simboliza a sabedoria, enquanto o mala, representa o dom da meditação, e também comenta sobre a necessidade da constante repetição de atividades nobres, a fim de atingir a iluminação.
Esta abordagem multi-espacial foi levado a outro nível na forma de mil braços e onze cabeças de Avalokiteshvara.
Segundo a lenda, Avalokiteshvara fez um voto, na presença do Buda Amitabha, a manifestar-se em todos os domínios da existência, a fim de salvar todos os seres sencientes. Ele também prometeu que, se ele vier a perder a sua compaixão nem por um momento, que ele se quebraria em mil pedaços.
Ao mesmo tempo, tendo trabalhado incansavelmente para o bem-estar dos seres, Avalokiteshvara, a vista de Amitabha, olhou para trás e viu que ainda havia incontáveis seres que sofrem no samsara. Nesse ponto, ele se desencoraja e desmaia, e quebrando-se em mil pedaços.
Amitabha recolhe os pedaços e remonta-o em uma forma com mil braços e onze cabeças.
As onze cabeças simbolizam, as onze direções do espaço, sugerindo que o olhar compassivo de Avalokiteshvara é infinito em possibilidades. Cada uma das mil mãos, que estão dispostas como uma aura em torno da figura de pé de Avalokiteshvara, tem um olho no centro da palma da mão, o que sugere que suas atividades benéficas são guiadas pela sabedoria transcendental.
Muitas das mãos suportam objetos, sugerindo que o meio mais hábil que Avalokiteshvara emprega em salvar os seres sencientes dos sofrimentos do samsara, é a compaixão.
Embora ele é associado com a compaixão, Avalokiteshvara é, como todos os Bodhisattvas, símbolo de sabedoria também.
Ele está conectado com o Sutra do Coração, em particular, e que o texto é de fato um ensinamento que ele deu sobre o tema do vazio (shunyata) a Shariputra. Ele também está associada com o Sutra de Lótus.
Avalokiteshvara é o pai espiritual de Tara , que se diz ter nascido de uma flor de lótus, que cresceu em um lago formado pelas lágrimas que derramou enquanto olhava com compaixão para os sofrimentos infinitos do mundo.
Fonte:http://www.wildmind.org/mantras/figures/avalokitesvara
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