Tratamentos naturais para cirrose - Sementes de Mamão
- Anderson Antonio Barros e Silva
- 13 de nov. de 2016
- 4 min de leitura
Tratamentos naturais para cirrose

A cirrose hepática é uma doença que compromete o fígado, caracterizada por evolução em três etapas básicas:
1. Necrose ou morte das células do fígado.
2. Formação de “cicatrizes” (tecido fibroso, duro, inativo).
3. Regeneração de parte das células, formando nódulos que prejudicam a circulação do sangue.
Mas existem vários tratamentos naturais para cirrose hepática que ajudam a combater e a prevenir essa doença.
Causas
As causas são basicamente duas: alcoolismo e má nutrição. Há casos de cirrose em crianças, devido a subnutrição severa. O álcool afeta de modo direto e profundo o metabolismo hepático. No decurso de reações a que é submetido, deixa um rastro de resíduos, tóxicos, como o acetaldeído. O funcionamento do fígado, vital, que deveria ser mantido intocável durante toda a vida, é perturbado ao extremo. Inicialmente, pode aparecer a esteatose hepática, fase em que há vestígio de degeneração gordurosa. Quaisquer fatores de agressão hepática podem trazer como consequência, em alguns casos, a cirrose. Por exemplo, hepatite, drogas, intoxicação por inseticidas, venenos químicos, infecções bacterianas etc., que produzem necroses de células hepáticas, ocasionam posterior fibrose, com evolução idêntica à cirrose já descrita. Mas, desde que o fígado não tenha sido maciçamente afetado, há possibilidade de melhora.
Tratamentos naturais para cirrose hepática com hortaliças
Cenoura – Tomar 1/2 xícara do suco de cenoura misturado com 1/4 de xícara do suco de cebola, 2 vezes ao dia.
Couve – Tomar sumo de couve em abundância
Tratamentos naturais para cirrose hepática com frutas
Melancia, mamão e melão – Substituir uma refeição diária por melancia, exclusivamente, de preferência o desjejum, durante uma semana; na segunda semana, mamão; na terceira, melão. Na quarta semana, repete-se o tratamento da primeira. Assim, vai-se alternando sucessivamente.
Plantas usadas como tratamentos naturais para cirrose hepática
1 semana: Chá de picão, boldo-do-chile e alfavaca misturados. Dose: 30 gramas para um litro de água, 3 xícaras por dia.
2 semana: Chá de losna, cavalinha, camomila. Dose: quatro colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água, 3 xícaras por dia.
3 semana: Chá de carqueja, mil-em-rama, dente-de-leão. Dose: quatro colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água, 3 xícaras por dia.
4 semana: repetir o tratamento da primeira. Assim vai-se alternando sucessivamente.
Outras sugestões naturais
Amêndoas – 6 a 12 unidades por dia ( como reforço nutritivo).
Clorela – indicação do fabricante
Lêvedo de cerveja – de 9 a 12 comprimidos por dia.
Geleia real – de 1 a 4 gramas diários.
Um banho vital diário.
Uma cataplasma de argila no abdome, diariamente.

Tratamentos naturais para cirrose hepática com mamão
No entanto, este tratamento natural não substitui os medicamentos receitados pelo médico, sendo somente mais uma forma de tratamento que pode auxiliar o bom funcionamento do fígado.
Ingredientes
1 limão
1 colher (de sopa) de sementes de mamão
Modo de preparo
Triturar as sementes de mamão e misturar depois com 10 gotas de limão. Ingerir 1 colher de sopa desta solução 2 vezes por dia, durante um mês. Tratamentos naturais para cirrose hepática com sabugueiro
O tratamento natural para cirrose com sabugueiro é ótimo para complementar o tratamento da cirrose hepática, pois esta planta medicinal favorece o suor, sendo também útil para desintoxicar o fígado.
Ingredientes
20 g de folhas secas de sabugueiro
1 litro de água fervente
Modo de preparo
Colocar as folhas de sabugueiro numa panela e cobrir com a água fervente. Tapar, deixar esfriar por 15 minutos, coar e beber até 2 xícaras do chá por dia.
Tratamentos naturais para cirrose hepática com uxi amarelo
Um bom tratamento natural para cirrose é com uxi amarelo, pois esta planta medicinal possui propriedades anti-inflamatórias, depurativas, que purificam o sangue e imunoestimulantes.
Ingredientes
5 g da casca de uxi amarelo
500 ml de água
Modo de preparo
Colocar para ferver durante 3 minutos a água juntamente com o uxi amarelo, deixando repousar por 10 minutos. Depois coar e beber até 3 xícaras do chá por dia.
Além destes remédios caseiros para cirrose hepática, é importante o indivíduo evitar o consumo exagerado de medicamentos e de alguns chás de plantas medicinais, já que estas também podem intoxicar o fígado agravando a doença.
A cirrose hepática é uma doença que afeta o fígado pelo consumo exagerado de bebida alcoólica e deve ser tratada o quanto antes para evitar complicações mais sérias. Uma das maneiras mais eficazes de tratar a cirrose é não consumir bebidas alcoólicas.
Tratamentos naturais para cirrose hepática diversos
Ingredientes
1 litro de água
3 colheres de folhas secas de alcachofra
Modo de preparo
Colocar os ingredientes numa panela e levar ao fogo para ferver por 5 minutos. Desligar o fogo e tapar a panela deixando descansar por 15 minutos. A seguir, coar e, se desejar, adoçar e beber à vontade.
A alcachofra é uma planta medicinal que também pode ser utilizada para tratar outros problemas do fígado, como fibrose e gordura no fígado. O consumo de cápsulas de alcachofra também é uma opção, mas esta só deve ser utilizada com o conhecimento do médico.
Além de seguir este tratamento caseiro é importante beber bastante água para eliminar as toxinas do organismo, seguir uma dieta para o fígado indicada por um nutrólogo ou nutricionista e não consumir bebidas alcoólicas. No entanto, quando o paciente não segue estas orientações poderão ocorrer complicações, havendo necessidade de transplante de fígado.
Comments