Chá vermelho: usos, benefícios e propriedades do chá pu-erh
- Anderson Antonio Barros e Silva
- 25 de jul. de 2016
- 3 min de leitura

O chá vermelho é um grande aliado natural para combater diversos problemas do seu organismo. Suas propriedades são realmente interessantes e tem alguns usos, como estimular o metabolismo, ajudar a perder peso ou colaborar na digestão. Saiba para que serve o chá vermelho.
O chá vermelho é uma dessas bebidas que você sempre deve levar em conta para seu corpo. Por quê? Porque suas propriedades são realmente interessantes. Além de ser uma saborosa infusão, seus benefícios podem repercutir favoravelmente no seu organismo.
Conheça os benefícios do chá vermelho
É diurético. O chá vermelho pu-erh é ideal para a ação diurética, devido a que favorece a eliminação natural de toxinas e evita a retenção de líquidos.
É altamente digestivo. O chá vermelho tem a propriedade de estimular a produção de ácido gástrico, e assim favorece o metabolismo hepático e gerando sais biliares que são muito bons para a digestão.
Ajuda a perder peso. A ação emagrecedora do chá vermelho se deve a aceleração do metabolismo do fígado, o que favorece a rápida eliminação das gorduras.
Regula o colesterol. Um estudo da Universidade de Yunnan assim o certificou, quando vários pacientes coronários foram tratados com uma cura de chá vermelho, obtendo interessantes resultados.
De qualquer forma, não se esqueça de consultar as contraindicações do chá vermelho para ter certeza de que pode consumi-lo sem problemas.
Como tomar o chá vermelho?
Agora que você sabe para que serve o chá vermelho, talvez queira saber como obter estes benefícios.
Você pode consumir chá vermelho:
Como suplemento, em cápsulas ou comprimidos
Em infusões, a partir das suas folhas
Como comprar o chá vermelho indicado?
Comprar um bom chá vermelho pu-erh não é algo simples. Ou sim, mas sempre levando em conta uma série de questões. Se você é iniciante, não é a mesma coisa que para alguém que já tem anos de experiência com este tipo de chá. Se você o quer por suas propriedades, também não será igual. Enfim, cada perfil pode ter sua variedade.
A questão é acertar em cheio e respeitar algumas considerações antes de tomar a decisão de levar um ou outro. E muito mais se voçê está disposto a gastar um dinheirinho para ter um pu-erh dos bons. Leia este artigo e talvez estes conselhos te ajudem!
Se você quer por suas propriedades, preste atenção. Que você vá consumir o chá vermelho para se beneficiar das suas qualidades medicinais, não significa que compre qualquer um. Trate de conseguir um bom, em fibras, e não essa peste en saquinhos que costuma estar cheia de flúor e chás de péssima qualidade. Há opções de baixo custo que podem te dar um resultado final mais do que digno.
Aprenda primeiro, logo progrida. Muita gente cai no erro de se prover de todo o chá vermelho que tem ao seu alcance, mas isto nem sempre é necessário. Não sature seu paladar com muitíssimos estilos que não vai poder diferenciar. Comece passo a passo. Escolha alguns pontuais para começar e faça que sua percepção vá evoluindo a cada xícara.
Se encontrar um que goste, não o desaproveite. Se já tiver encontrado aquele chá que acha que é indispensável, faça uma boa provisão dele. Por quê? Porque o chá muda. É fruto de uma planta que está sujeita a condições climáticas e, todos sabem, as colheitas nem sempre são iguais de um ano para outro. Está claro que em um chá de não tão boa qualidade, isto passará desapercebido, mas não assim em um top.
Não ponha em risco sua economia. E sobretudo se você é um principiante. Talvez comprar um chá vermelho muito caro não terá muito sentido. Por quê? Porque você não vai aproveitá-lo em sua justa medida e ainda terá que se aprofundar muito mais no desenvolvimento do seu paladar. Por isso mesmo, melhor começar com um bom, mas básico, adequado ao seu status.
Faça-o puro. Se quiser conhecer o verdadeiro espírito do chá vermelho pu erh, trate de conseguir alguma "torta" ou bom pedaço de boa qualidade e descubra seus sabores, aromas e matizes, sempre respeitando seus processos de preparação. Os blends que o incluem podem estar bem, mas não te revelarão seu autêntico caráter, mas sim uma personalidade pela metade, matizada com outros ingredientes.
Leia mais sobre: http://br.innatia.com/c-propriedades-cha-verme-pt/a-para-que-serve-o-cha-vermelho-4326.html
Comments